segunda-feira, 26 de abril de 2010

Crônica: TCC ATACA OS ACADÊMICOS



TCC causa pânico nos acadêmicos

Extra, Extra, Extra, o terrível, abominável bicho papão de trinta cabeças, mais conhecido como “TCC”, ( Trabalho de Conclusão de Curso), assusta os acadêmicos. Após passar quatro anos dentro de uma Faculdade, sentado em uma cadeira, ouvindo as teorias dos professores sobre os filósofos, teorias de como funciona a prática de um determinado curso, finalmente chega a reta final e você acadêmico se depara com um “monstro” chamado “TCC”.

Existem acadêmicos que adquiram a “TPM” (tensão- pré- monografia), entram em colapso e acabam enxergando estrelinhas de tanto que seu miolo cerebral trabalhou para captar a mensagem.

Ano de monografia, é como uma caixinha de surpresas boas, más e jamais vistas. Os acadêmicos passam por um verdadeiro desafio que é o término de um trabalho de conclusão de curso. Devido ao estresse, nervosismo, ansiedade, os estudantes entram em paranóia.

Caso você seja um acadêmico, veja se você passou, ou está passando por algum desses desafios: Perder o sono, a fome, ter pesadelo, náusea, gastrite nervosa, chorar, esquecer a fala, emagrecer, falta de ar, passar várias noites em claro, dores na barriga, diarréia, caso você tenha passado por algum desses problemas, acredite, pois você não é o único!

Varar noites em claro corrigindo TCC, faz parte da vida dos acadêmicos, principalmente os que trabalham o dia inteiro. Depois de corrigir todo seu TCC, você acadêmico resolve imprimir seu trabalho e percebe que a sua impressora deu pau, a tinta acabou e para piorar você não tem money para adquirir outro cartucho.

O negócio é respirar fundo e pensar na frase que os professores falam para você durante um ano inteiro "calma, depois piora”, de tanto estresse você inverte a história e passa acreditar: "calma, depois melhora”.

Depois de passar por todas as lutas, o negócio é relaxar, se tranquilizar, beber muita água, comer e dormir bem, se distrair para que quando chegar a banca final, tanto seus neurônios quanto seu corpinho esbelto estejam prontos para a batalha final.

Acreditar, buscar, lutar, confiar, persistir e jamais desistir, são as seis palavrinhas mágicas do TCC. Se você acadêmico possui todas essas palavras, lembre-se da música de Waldecy Aguiar "Vai dar tudo certo”.

Nenhum comentário:

O transtorno Bipolar

Olá, para quem não me conhece sou uma Jornalista formada  da Faculdade AEMS( Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul). Eu es...