sábado, 21 de dezembro de 2013

"Amigo Secreto!"













Arrumando as malas, parentes em casa,  pessoas  fazendo  todos os preparativos de  final de ano, muita comida  gostosa ,pisca- pisca acesos, árvores enfeitadas,  é o clima de Natal que está chegando e com ele vêm as  lembranças e  saudades dos parentes queridos.Essa é uma data em que  as pessoas resolvem realizar o " amigo oculto",  popularmente conhecido como " amigo secreto"- ( trata-se  da troca de presentes que geralmente o custo é bem em conta). O amigo  secreto é realizado no último dia de  serviço ou  na véspera de Natal. Nele a pessoa precisa dar dicas para que  ou outros  tentam descobrir quem é o  amigo secreto. Acredita-se que   a brincadeira  do amigo secreto surgiu dos povos "nórdicos" se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos. Se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes. Eles acreditavam que: "Você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto". Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos .

 Um dos problemas  mais comum do amigo  secreto é  justamente escolher o  presente certo. Existem casos de pessoas que  compram  um perfume e ganham um pano de prato ou  compram  uma  camiseta e ganham uma caneta. Para que   a pessoa acerte o presente procure descobrir coisas que elas  goste ou que esteja precisando , assim facilita na hora da compra.  Se o amigo secreto  for  uma criança (menina),  podemos dar uma boneca,  maquiagem,  bijuterias,  até mesmo roupas. Se  for menino,podemos  comprar um  carrinho, jogo de quebra cabeças, jogo de vídeo game. Já para os adultos  podemos  nós mesmo   fazer o presente como por exemplo : pegar uma foto da pessoa imprimir e colar a  foto em uma caixa personalizada e dar de presente, a pessoa certamente ficará muito  feliz em saber que  o presente foi feito  pelas suas  próprias  mãos. Se for homem pode  guardar documentos,se for mulher pode  guardar maquiagem, fica a dica. 

Além do amigo secreto, no Brasil,existe a tradição do amigo chocolate que   é realizada na Páscoa onde as pessoas  trocam chocolates com os amigos ou familiares. 

Autora: Iara Zaramelli Bolette 



Nenhum comentário:

O transtorno Bipolar

Olá, para quem não me conhece sou uma Jornalista formada  da Faculdade AEMS( Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul). Eu es...